terça-feira, 29 de março de 2011

OS EVANGÉLICOS E A SUA PARTE NA CORRUPÇÃO DA POLÍTICA BRASILEIRA

         Por Fábio de Mattos
         (Texto escrito em 2010 (ano de eleições), mas vale a pena dar uma lida agora)

 
     Em muitos países do mundo há corrupção nos mais diversos níveis de poder. Parece que quanto mais o tempo passa, mais os homens que governam as nações politicamente independentes do mundo se corrompem no governo. No Sudão, no Iraque, na Argentina, na Bolívia, na Itália, na China ou em outros países a corrupção faz parte dos cenários políticos.

      No Brasil, convivemos com uma das realidades políticas mais corruptas do mundo. A cada ano que passa nos deparamos com homens e mulheres que agem como se a população fosse sem vontade e opinião próprias. Sarney, Genoíno, Arruda, Pita, Maluf, Sergio Moraes, Daniel Dantas entre outros, olham para as câmeras de televisão e discursam como se nada do que se investiga, processa ou se denuncia sobre eles fosse verdade. Arnaldo Jabor diz que isso é a “desmoralização do escândalo“, pois nem ele, o escândalo, é respeitado mais. Diz ele isso, pois crê que a verdade já foi desmoralizada e perdida há muito tempo no meio político brasileiro.

      No lado "evangélico" desse caos, muitos políticos crentes, nos quais os cristãos são orientados a votarem, dão testemunho irresponsável, nocivo e pecaminoso. São mais corruptos do que podemos imaginar. Lembro-me de quando participei de uma reunião de pastores de certa denominação. Um dos pastores, na época deputado federal pelo Rio Grande do Sul, falava sobre como outro pastor também deputado federal, mas por Minas Gerais (reeleito neste ano), o encorajava a participar de algumas atividades ilícitas para poder enriquecer. Confesso que isso não me surpreendeu, pelo menos não tanto quanto deveria.

      Em quanto isso, milhões de crentes brasileiros acreditam ser Deus que esteja levantando alguns destes homens para governarem o Brasil. Creio plenamente, não ser vontade de Deus colocar homens e mulheres egoístas, hipócritas e que se dizem pastores, mas que infelizmente parecem serem ordenados somente pelas denominações, mas não comissionados por Deus. Não quero generalizar, mas infelizmente me parece que uma grande parte dos políticos brasileiros, incluindo os evangélicos, são corruptos de uma maneira ou outra. Existem bons políticos, mas me parece não serem a maioria. No congresso nacional, de cada dez deputados, quatro respondem a processos judiciais, ou seja, esses são os que praticam atividades ilícitas de maneira a serem notados. Existe outra porcentagem que infelizmente ainda consegue se esconder do Ministério Público e da mídia.

      Em quanto muitos usam as igrejas brasileiras como maneira de alavancar as campanhas políticas, outros vão além, usam a estrutura eclesiástica como ferramenta para oprimir outros pastores e membros das igrejas. Fazem da organização uma diabólica ferramenta que transveste objetivos e interesses próprios em “propósitos divinos”. Concordo com Paul Freston, acredito que a Igreja, como corpo de Cristo, deva influenciar politicamente a sociedade de maneira que beneficie toda a sociedade e todas as pessoas e não somente as denominações, quem é crente ou se esconde atrás do status de evangélico.

      Neste ano em que já votamos uma vez, gostaria de poder ver todos nós votando com mais consciência nesse segundo turno. O pecado esta no ato de votar mal, e votar mal pode ser votar em um político não crente ou em um crente. Que possamos votar levando em conta o caráter do candidato e não sua religião. Que possamos levar em conta se ele tem valores familiares e morais e não se tem influência dentro de determinada denominação. Que possamos levar em conta se ele ama a Deus de verdade e não se ele é eloqüente e persuasivo! Quando alguém governa debaixo de corrupção ou simplesmente governa mal, pessoas deixam de estudar, comer, morar, crescer como deveriam. Para um político corrupto, uma vida não vale nada, mas nosso consolo e que para Deus uma vida vale tudo. A missão da Igreja é integral, diga não a políticos corruptos.

      Abração, fiquem com Jesus!


(Fábio é pastor do Espaço Nova Geração e estudante de teologia)

2 comentários:

  1. Concerteza!!!Meu Deus a nação eh corrompida os valores e a ética são mínimos com os poderosos!!!
    pena q pessoas assim entrem no poder e num ajudem ninguem alem de si mesmos com seus valores egoistas e mesquinhos!!Ainda bem que a palavra diz q a vingança vem do Senhor e ai daquele que cair na mão do Deus Vivo...que Deus tenha misericordia de nossa nação e das nossas vidas...

    ResponderExcluir
  2. por isso, tem um ditado que diz,,,,
    "quer realmente conhecer um homem, de a ele, poder e dinheiro", e olha que esse ditado é muito antigo, sendo, a corrupção tb vem de muito tempo, cabe a NÓS oror, e esperar por melhores tempos, tempos de Deus,.

    ResponderExcluir