segunda-feira, 25 de julho de 2011

AMY WINEHOUSE E O CLAMOR DA MINHA GERAÇÃO

Por Fábio de Mattos

 
Quando fiquei sabendo da morte de Amy Winehouse pelo noticiário da TV, fiquei entristecido. Eu não sou um fanático fã de Amy, apesar de gostar de sua música (talento não lhe faltava). Eu não a conhecia e não acompanhava sua carreira, porém um estranho sentimento de perda apertou meu peito. Amy teve uma vida marcada pelo uso abusivo de drogas e álcool, o que provavelmente foi a principal causa de sua morte.

Amy, que morreu com 27 anos de idade, é um retrato de sua geração, da minha geração. Conhecida como geração y (segundo alguns sociologos são os nascidos entre 1980 e 1995), essa geração é marcada pelo imediatismo e muitas vezes pela falta de comprometimento. Vendo as imagens de Amy na TV, me veio a mente muitos outros rostos de jovens e adolescentes da geração y. Sou pastor de alguns desses jovens e outros estamos procurando ajudar de alguma maneira.

Ontem, batizamos 3 deles. Jovens que pela graça de Deus, escolheram um caminho diferente do de Amy. E essa tem sido a nossa batalha diária por aqui. Algumas pessoas já me disseram a seguinte frase: “Fábio, pastorear jovens não trará dinheiro para o Espaço Nova Geração, invista em outro público.” Elas falam isso como se eu fosse o dono de uma empresa ou o empreendedor de algum negócio.


Quem já foi em alguma reunião do Espaço sabe que aqui também há famílias, casais com mais de 20 anos de casamento e jovens casados. Procuramos oferecer um ambiente para que todos possam praticar sua fé em comunidade. Porém é notável que os jovens e adolescentes que fazem parte de nossa comunidade se sentem extremamente a vontade em nosso meio. Quanto aos recursos financeiros que precisamos, Deus tem seus meios. Se Ele nos deu uma causa pela qual lutar, pela qual vale a pena viver, nos dará as condições necessárias para que isso aconteça.

Com que direito eu posso escolher quem eu vou pastorear ou não? Com que direito eu posso ser chamado de pastor, se as finanças forem um fator determinante para eu pastorear alguém? Como posso negligenciar o pedido de socorro da minha geração, das novas gerações? Eu lamento profundamente ver pastores escolhendo seu rebanho por causa das condições financeiras, comodidade ou status. Amy Winehouse fez suas escolhas, nossos jovens fazem suas escolhas, mas precisamos aceitar o desafio de lhes apresentar o Cristo que pode lhes dar uma nova perspectiva de vida.

Abração a todos.


sexta-feira, 22 de julho de 2011

SITE PUBLICA REPORTAGEM SOBRE O ENG

      Olá pessoal!
    Segue trechos da reportangem feita pelo site zulupa sobre o Espaço Nova Geração em junho desse ano.
      Vale a pena conferir.
      Abraços para todos. 

      Espaço Nova Geração - Um Lugar Para Servir

      Jantar especial marca aniversário de 1 ano de atividades da nova comunidade cristã em Santa Rosa.

   Dia 11 de junho, data especial para muitas pessoas que fazem parte do Espaço Nova Geração: a nova comunidade cristã de Santa Rosa. Completando um ano de atividades, a comunidade cristã com um estilo dinâmico e inovador investe nos jovens de diferentes culturas e tribos, trazendo a essência do Evangelho de Jesus para um público que, de uma ou outra forma , não sentem em outras denominações eclesiásticas, um ambiente inclusivo para a prática de uma vida cristã em comunidade.

    “O Espaço Nova Geração, surgiu da necessidade de levar a mensagem do cristianismo e pastorear jovens de movimento de contra-cultura,  também chamada de tribos urbanas, na cidade de Santa Rosa”, afirma Pr.Fábio. “Tudo começou no ano de 2010, quando uma galera adepta ao hip-hop não sentiu um ambiente de inclusão em determinada igreja que freqüentava. Após muita oração e direção de Deus resolvemos iniciar esse trabalho que foi, ao passar dos meses, ganhando corpo e estrutura, sendo que hoje podemos testificar vários frutos para a obra do Senhor”, destaca Valdecir, líder jovem.

 

      “É importante deixar bem claro, que nós como comunidade cristã prezamos pela seriedade da Palavra de Deus. (...) mas com o desafio, como Igreja de Jesus Cristo, de se comunicar com a sociedade santarosense  de maneira contextual”. (...) “Não há como desvincular evangelismo de práticas sociais. Ou seja, como podemos afirmar que amamos ao próximo se não estendemos nossas mãos às suas necessidades?"(...) conclui Pr. Fábio.

      (...) Na noite de sábado, festejando um ano de atividades e culminando com as vésperas do dias dos namorados, o Espaço Nova Geração serviu um atrativo jantar ao som de música ao vivo, e a equipe do Zulupa  foi lá conferir! Uma noite romântica e ao mesmo tempo de celebração à Jesus pelas conquistas desta nova comunidade que sem dúvida, vem para marcar positivamente Santa Rosa e região.

      (fonte: www.zulupa.com.br)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

UM POUCO DE CRISTIANISMO E ROCK'N ROLL

Ontem foi comemorado o dia mundial do rock. Meu dia foi bem corrido e por isso não tive tempo de escrever algo. Mas como eu poderia deixar de postar sobre o som mais marcante e popular de todo o mundo? Ainda mais, como poderia deixar de postar algo sobre a relação do rock com o cristianismo? Então aí está, um breve post de Sandro Baggio sobre um ministério, que assim como o rock’n roll, é radicalmente inspirador.



Por Sandro Baggio

David e Jodi Pierce são os fundadores do Steiger International, um ministério voltado para apresentar Jesus de maneira criativa a audiências seculares e não-cristãs ao redor do mundo. Além de diretor executivo do Steiger e líder/vocalista da banda No Longer Music (NLM), David é palestrante internacional e autor de diversos livros, dentre eles Rock Priest (no prelo pelo Projeto 242).

Conheci o David em 1989 em Amsterdam. Na época, eu estava servindo com a OM e ajudando a reformar o navio Logos II que estava atracado no canal não muito distante do Steiger 14 onde o David e sua banda NLM faziam seu estudo bíblico com rock’n'roll todas as quartas-feiras. Eu frequentei essas reuniões quase todas as semanas durante todo o tempo em que estive em Amsterdam. Elas me serviram de inspiração para fundar o Refúgio do Rock em 1993. Quando o Logos II partiu para navegar ao redor do mundo, perdi contato com o David e o NLM. Dez anos se passaram até que um amigo que estivera morando em Londres me visitou e disse-me ter visto um panfleto sobre o Steiger com um endereço de e-mail caso eu quisesse entrar em contato. Decidi enviar um recado para o David e pensei que seria legal convidá-lo para vir a São Paulo com sua banda.

Naquele mesmo dia, o David estava numa caminhada de oração na praia na Nova Zelândia e disse algo mais ou menos assim: “Senhor, eu gostaria de fazer algo no Brasil. Por favor, abra as portas para ministrarmos lá.” Tão logo ele chegou em casa e abriu seu e-mail, viu minha mensagem. Meses depois, David e sua banda aterrizaram em São Paulo para um série de concertos em lugares como Bloody Coven Bar, Madame Satã, Deja Vu, Tribe House, festival gótico da Thorns, etc. Em cada local, a Graça de Deus se manifestou marcando vidas profundamente.

Sandro é pastor do Projeto 242 em São Paulo, escritor, músico e tradutor.