domingo, 11 de dezembro de 2011

SOBRE IGREJA E DESIGREJADOS: BREVE REFLEXÃO

Por Fábio de Mattos 

 
Porque a cada dia mais cristãos pensam que podem ou devem viver sua fé longe de uma igreja local? 

Talvez porque os mercenários pregadores da televisão brasileira fizeram de suas igrejas um local de auto promoção, de alto rendimento financeiro e da pregação do “medíocre evangelho da barganha”. Evangelho esse que não transforma o caráter de ninguém e nem a sociedade, mas que lota templos e traz status e grana para os seus pregadores.

Talvez porque estamos em uma época em que as pessoas estão mais expostas a ideologias que falam de uma espiritualidade alternativa, pensando talvez que Jesus tenha sido algum tipo de rip ou revolucionário latino-americano. O Evangelho é realmente revolucionário, porém com uma mensagem de revolução que busca a paz e a justiça sem deturpar a vida, a liberdade e dignidade humana.

Talvez porque pastores que são líderes sérios, muitas vezes são mal entendidos quando dizem que há salvação fora da igreja, porém não fora de Cristo. Possivelmente porque quem os ouve não queira lembrar ou acreditar no fato de que estar em uma comunidade local é consequencia dessa salvação.

 
Sim tudo isso é verdade. Tudo isso é realidade. Tudo isso e muito mais acontece e seguramente afaste muitas pessoas da igreja. Talvez você seja um desigrejado sem causa, talvez não. Porém mesmo que você tenha motivos reais para não ficar em uma determinada igreja local, isso não significa que você deva ficar longe de todas as igrejas. 

Você pode ter se ferido, pode ter se machucado, porém ficar longe da prática comunitária de fé não irá curar essas lesões. Se tem algo que pode ajudar você a se recuperar é uma igreja local. Talvez outra igreja local, mas sim, uma igreja. Pois uma igreja real é composta também de pessoas que são, apesar das falhas, comprometidas com Deus e com as pessoas. Essas pessoas são as que podem ajudar você a se recuperar de qualquer ferida aberta ou mal tratada. Deus continua e sempre será gracioso, e Ele sempre fará questão de usar as pessoas por meio de sua graça.

Um comentário:

  1. ...quando deixamos que Deus manifeste sua graça sobre nossas vidas, não há ferida que permaneça!

    ResponderExcluir